Fintechs de crédito: opções ágeis para a sua empresa

As fintechs de crédito mudam a forma como as MPEs têm acesso a financiamento. Saiba mais sobre essa nova oportunidade!

Os últimos 30 anos apresentaram uma variedade de avanços tecnológicos. As inovações transformaram a maneira como aprendemos, interagimos, compramos, trabalhamos e muito mais. Resumindo, vivemos na era digital.

Nos últimos anos, os desenvolvimentos na área de tecnologia financeira introduziram uma maneira diferente para os proprietários de empresas solicitarem, obterem e gerenciarem fundos, necessários para geração de fluxo de caixa e investimentos na empresa. Esse novo cenário de fintechs de crédito gerou oportunidades para as MPEs.

Mas como funcionam os empréstimos das fintechs de crédito? Qual a diferença entre elas e os bancos tradicionais? Abordaremos essas perguntas e muito mais neste artigo. Acompanhe!

O que são as fintechs?

Fintech é uma combinação das palavras em inglês financial (“financeiro”) e technology (“tecnologia”). É um termo relativamente recente que se aplica a qualquer tecnologia emergente que ofereça serviços financeiros de maneiras mais novas e rápidas do que as tradicionalmente disponíveis.

Pense na diferença entre entrar em um banco para solicitar seu saldo e a capacidade de obter essas informações em tempo real no celular, pela internet e você terá uma boa ideia do impacto das fintechs.

Agora, pense na capacidade do consumidor de ficar online e ver suas transações, nos aplicativos que acompanham os gastos e nas ferramentas que permitem às instituições financeiras tomar decisões rápidas sobre empréstimos. Tudo isso faz parte da evolução dos serviços financeiros. Mas é no mercado de crédito que as fintechs ganham mais espaço.

E as fintechs de crédito?

As fintechs de crédito são aquelas que oferecem os chamados empréstimos online. A solicitação é feita sem sair de casa, pelo computador ou smartphone, e é completamente segura. A fintech realiza o processo de avaliação a partir dos dados que o solicitante fornece no momento do cadastro e, caso aprove, deposita o valor diretamente na conta informada.

A grande inovação trazida pelas fintechs de crédito é a forma como a análise do pedido é feita. Totalmente automatizado, o processo utiliza apenas as informações passadas pelo solicitante e os dados disponíveis de maneira pública, como o score, para dar um retorno quase que imediato.

O processo garante maior precisão e rapidez na avaliação do pedido de empréstimo. Ganha a fintech, que reduz os riscos relacionados, e ganha o cliente, que recebe o dinheiro, quando aprovado, em menos tempo e com menos burocracia do que nos empréstimos em bancos tradicionais.

Quais os benefícios do empréstimo com fintechs?

O mercado de crédito sofreu uma mudança significativa das instituições financeiras tradicionais para as empresas de tecnologia financeira que fornecem empréstimos comerciais alternativos.

As fintechs de crédito mudam o cenário físico dos empréstimos com a ajuda de dados e tecnologia. Aqui estão algumas transformações que elas introduziram no processo de concessão:

Tornando o capital mais disponível

Era comum acontecer que, se as empresas quisessem obter financiamento de um credor, tinham que fazer pedidos, um a um, a diferentes instituições até que encontrassem a que oferecia termos suficientemente atraentes e que realmente os aprovava. Esse ainda é o caso quando se trata de empréstimos tradicionais, mas as fintechs de crédito trouxeram uma alternativa.

Os empréstimos comerciais online simplificam o processo, permitindo que as empresas preencham apenas um formulário, que é enviado a vários credores. Além de facilitar, isso oferece mais oportunidades para os mutuários encontrarem um credor que atenda às suas necessidades e as aprove.

E isso se aplica a empresas de todos os tipos diferentes de indústrias — portanto, independentemente do segmento de atuação do seu negócio, as fintechs tornam o capital mais acessível para você.

Oferecendo aprovações e financiamento rápidos

Em certas situações, os bancos e fornecedores de crédito podem levar semanas ou meses para processar e aprovar um pedido de empréstimo. Por outro lado, as fintechs normalmente aprovam e financiam em menos de 24 horas.

Como falamos, as fintechs de crédito obtêm dados de várias fontes alternativas diferentes para determinar rapidamente a probabilidade de um empresário pagar um empréstimo e cumprir o contrato. Os dados são coletados e analisados ​​em segundos para criar um relatório da capacidade de pagamento e do risco do consumidor.

Conectando sua conta bancária

Para qualquer tipo de financiamento comercial, o credor precisará avaliar o histórico bancário da empresa. Por meio de um banco tradicional, o processo de solicitação de empréstimo exigiria que a organização fornecesse registros físicos, que remontariam a pelo menos 3-6 meses.

Como uma empresa nem sempre pode prever quando precisará solicitar financiamento, esses registros teriam que ser mantidos indefinidamente, apenas no caso de serem necessários para um pedido de crédito.

As fintechs de crédito fazem pleno uso das inovações digitais, incluindo a possibilidade de os solicitantes de empréstimos conectarem suas contas bancárias com segurança.

Mais uma vez, a tecnologia financeira não apenas facilita o processo de solicitação de empréstimos, mas também o torna mais seguro para os mutuários.

Gerando vantagens e economias

Ao implementar processos automatizados mais suaves, as fintechs de crédito podem economizar dinheiro com custos indiretos, como pessoal, aluguel e despesas administrativas. Essas economias podem ser repassadas ao cliente na forma de taxas de juros competitivas. Além disso, elas oferecem mais comodidades para os empresários.

A tecnologia financeira chegou para ficar e continuará a mudar o cenário dos empréstimos à medida que os anos avançam. Com a empolgação acumulada em torno das inovações previstas para as fintechs de crédito, é crucial se manter atualizado.

Para mais informações sobre o crédito oferecido pelas fintechs, entre em contato conosco!

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.