Financiamento para exportação: como acessar?

Confira o nosso artigo para conhecer as principais modalidades de financiamento para exportação e fazer a sua empresa atravessar fronteiras!

As exportações são grandes impulsionadoras da economia brasileira. Em 2020, a balança comercial já acumulou um superávit de R$ 52.160 bilhões, um crescimento de 21,6% em relação ao mesmo período de 2019.   

Um dos grandes motivos para isso é a alta do dólar. Com o aumento da moeda estrangeira, a exportação se torna uma opção mais interessante para o empreendedor brasileiro. No entanto, para exportar é preciso investimento.

Os custos de aumentar a produção, enviar os produtos e comercializar no mercado externo podem ser altos — por isso, muitas indústrias procuram financiamento para exportação. Saiba mais a respeito dessa possibilidade no nosso artigo de hoje!

O que é financiamento para exportação

O financiamento para exportação é uma linha de crédito que tem como objetivo oferecer ao empreendedor o apoio financeiro necessário para realizar todas as etapas que envolvem o processo de exportar.

O funcionamento dessa linha de crédito é similar às linhas destinadas ao mercado interno, podendo envolver as redes pública e privada. As diferenças estão nos detalhes de cada tipo de operação.

No caso do financiamento para exportação, as linhas de crédito são divididas em dois grupos: pré-embarque e pós-embarque.

  1. pré-embarque: destinada a quem precisa de apoio financeiro para produzir o que será exportado;
  2. pós-embarque: destinada a quem precisa de recursos apenas na comercialização dos produtos.

Financiamento para exportação pré-embarque

No pré-embarque, existem três linhas de crédito principais disponíveis: Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC), pré-pagamento e EXIM pré-embarque.

ACC

Basicamente, o ACC funciona como um adiantamento do valor do contrato de exportação.

Ou seja, para solicitá-lo, o empreendedor deve ter um contrato firmado com uma empresa externa que fará a compra.

O valor é adiantado em moeda nacional (R$) para que o exportador possa realizar a produção e fazer o envio dos itens. 

Pré-pagamento

O pré-pagamento também é um adiantamento de recursos antes da exportação.

Nesse caso, o adiamento é feito em moeda estrangeira e o crédito pode ser cedido pelo próprio importador da mercadoria ou por uma instituição financeira escolhida pelo exportador.

EXIM Pré-embarque

O EXIM Pré-embarque é a linha de crédito para exportação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Pode ser acessada diretamente no BNDES ou por meio de bancos credenciados.

O financiamento pode chegar a até 100% do valor da exportação. Ele também pode ser realizado por meio de empresa-âncora.

Financiamento para exportação pós-embarque

No caso do financiamento para exportação pós-embarque, as três principais linhas de crédito são: Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE), EXIM pós-embarque e Programa de Financiamento às Exportações (PROEX).

ACE

O ACE é uma linha de crédito que funciona como um adiantamento do valor do contrato de exportação após o envio da mercadoria.

O exportador transfere os direitos da venda para o banco escolhido e recebe o valor dele adiantado.

EXIM pós-embarque

Linha de crédito para exportação do BNDES que dá apoio à comercialização dos bens exportados.

Pode ser realizada na modalidade Supplier Credit, com o refinanciamento ao exportador, ou na modalidade Buyer Credit, em que a operação é efetuada diretamente entre o BNDES e a empresa importadora. 

A modalidade Buyer Credit possui custos maiores e prazo mais longo de análise, uma vez que os pedidos são avaliados individualmente. 

PROEX

O PROEX é um programa do governo federal com objetivo de incentivar as exportações e impulsionar a venda de mercadorias para o exterior pelas empresas brasileiras.

É oferecido em duas modalidades: PROEX Financiamento e PROEX Equalização.

No PROEX Financiamento, os valores são liberados diretamente para o exportador ou importador com recursos do Tesouro Nacional.

Já no PROEX Equalização, o exportador faz uma operação de crédito com a instituição de sua escolha e o governo federal arca com parte dos juros.

Por fim, na hora de exportar, é essencial que o empreendedor fique atento às garantias necessárias para a aprovação de cada linha de crédito e à possível oferta de seguros contra os riscos inerentes às atividades de exportação.

Se você ainda tiver dúvidas sobre o financiamento para exportação, entre em contato com o NAC e converse com um de nossos consultores!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.