Equity Crowdfunding: como pode ajudar pequenos negócios?

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Entenda como o Equity Crowdfunding pode ajudar pequenas indústrias a superarem momentos de crise, alavancando o crescimento.

A captação de recursos de fontes de capital empreendedor é uma opção para empreendedores que querem construir os seus negócios a partir de boas ideias ou que precisam reorganizar as finanças para passar por uma crise.

Diferentemente do financiamento bancário, o capital empreendedor — também conhecido como financiamento não bancário — é caracterizado por não onerar o empresário. Em outras palavras, não há endividamento: o empreendedor estará livre, caso a sua ideia de negócio não se concretize ou não dê o retorno esperado.

Entre as opções de captação de recursos por capital empreendedor está o Equity Crowdfunding, um novo formato de financiamento empresarial. Abaixo, explicamos como ele funciona, quais são as suas vantagens e como pequenas indústrias brasileiras se utilizam dele para minimizar os impactos negativos de crises.

Confira!

O que é o Equity Crowdfunding

O Equity Crowdfunding é um tipo de financiamento coletivo não bancário, derivado do crowdfunding, modelo no qual pessoas físicas coletam recursos para financiarem as suas ideias pela internet em troca de uma recompensa.

No caso do Equity Crowdfunding, a recompensa se dá na forma de participação acionária na empresa. Essencialmente, ele oferece títulos a uma série de investidores em potencial em troca de financiamento. Cada investidor tem direito a uma participação proporcional ao seu investimento.

O modelo fornece um método de levantamento de capital mais convencional, oferecendo títulos financeiros aos investidores. O processo é realizado em plataformas online especializadas, como Kria, Eqseed, Start MeUp e Eusócio. A natureza digital do crowdfunding promove uma forma de financiamento mais liberal e aberta.

Ao contrário dos métodos convencionais de levantamento de capital para empresas em estágio inicial, que dependem principalmente de investimentos de uma pequena quantidade de investidores profissionais, o Equity Crowdfunding visa um grupo mais amplo.

A ideia principal do financiamento é levantar o capital necessário, obtendo pequenas contribuições de um grande número de investidores.

Quais são as vantagens do Equity Crowdfunding

O Equity Crowdfunding apresenta uma nova abordagem do processo de levantamento de capital empreendedor, podendo oferecer vários benefícios para empresas e investidores, tais como:

  • acesso mais fácil ao capital: as plataformas de crowdfunding online permitem que empreendedores e empresas apresentem os seus projetos a um número maior de investidores potenciais, em comparação com as formas convencionais de levantamento de capital;
  • menos pressão sobre a gestão: ao contrário das formas convencionais de financiamento, como o capital de risco, o Equity Crowdfunding não resulta na diluição do poder dentro de uma empresa. Investidores-anjo, em geral, exigem algum controle sobre os negócios nos quais investem. Com o crowdfunding, o número de ações e o consequente poder de decisão dos investidores é controlado pelo dono do negócio. Embora o número de ações aumente, o envolvimento de um grande número de investidores significa que as decisões não estão concentradas em torno de um determinado grupo de acionistas;
  • retornos lucrativos: para o investidor, embora investir em pequenos negócios seja uma decisão inerentemente arriscada, o Equity Crowdfunding é uma ótima oportunidade para diversificar a carteira de investimentos e fornecer retornos lucrativos em decorrência de ideias nas quais ele acredita.

Regulação do Equity Crowdfunding no Brasil

O Equity Crowdfunding ainda é um fenômeno novo, pois surgiu apenas após a virada do século. Consequentemente, alguns países aprovaram regulamentações há poucos anos sobre esse método de arrecadação de fundos.

Um dos principais objetivos da regulamentação é a proteção das empresas e dos investidores.

No caso do Brasil, o Equity Crowdfunding é regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por meio da Instrução CVM 588. Desde então, 31 plataformas foram autorizadas a emitir títulos de dívida simples, dívida conversível ou participação acionária de empresas.

Em resposta ao contexto emergencial desencadeado pela pandemia do novo coronavírus, a CVM editou a Resolução CVM 4, que flexibiliza as regras de crowdfunding. O objetivo é ajudar pequenas empresas durante a crise.

Entre as medidas, estão a adoção de método alternativo de apuração da receita bruta anual para fins de caracterização de sociedade empresária de pequeno porte; a mudança do valor mínimo, que poderá ser igual ou superior à metade do valor alvo máximo (anteriormente essa proporção era de pelo menos dois terços); e a possibilidade de lote adicional, limitado ao montante de 20% do valor alvo máximo.

As regras emergenciais valem até 30 de dezembro de 2020.

Como o Equity Crowdfunding pode ajudar pequenos negócios

Para os proprietários de pequenas empresas, os benefícios do financiamento coletivo são duplos: você encontra um financiamento e divulga o seu produto ou serviço. Em vez de participar de eventos com um número limitado de pessoas para angariar apoio para o seu negócio, o empresário atinge um grupo mais amplo de investidores em potencial. 

Também pode ser mais vantajoso do que a concessão de um empréstimo, porque não será preciso pagar os fundos ou se preocupar com as taxas de juros. Em um momento de crise, como o que passamos atualmente devido à pandemia do novo coronavírus, não onerar o caixa é a alternativa ideal para empresas que sofrem com a falta de demanda.

No entanto, para tirar o melhor proveito do Equity Crowdfunding, é preciso que o empresário preste atenção em alguns detalhes, tais como:

  • preparar: pesquise campanhas semelhantes. É importante analisar o que funciona em projetos altamente financiados e o que deu errado em campanhas fracassadas. Também é preciso escolher a plataforma e o objetivo certos de crowdfunding. Existem muitos sites para escolher, cada um com um público diferente e várias opções de campanha. Por isso, é importante fazer uma pesquisa;
  • lançar: compartilhe a sua história única. Deixe que os seus patrocinadores em potencial saibam quem você é e o que planeja fazer. Diga a eles o que achou dessa ideia e por que é apaixonado pelo que a sua empresa faz. Ao fornecer essas informações, é possível mostrar legitimidade e dar credibilidade ao seu projeto;
  • promover: promova a sua campanha. Existem muitas maneiras de informar as pessoas sobre ela, como usar as mídias sociais, pedir a amigos e familiares para compartilharem ou envolver a comunidade realizando eventos online para aumentar o interesse;
  • atualizar: mantenha as pessoas informadas. Conforme a empresa começa a ganhar patrocinadores, é preciso atualizá-los de forma consistente sobre o andamento do projeto. A maioria das plataformas possui ferramentas que permitem enviar mensagens. Ao fazer isso, procure ser transparente. Se as coisas não estiverem indo exatamente como planejado, é essencial avisar a todos.

O Equity Crowdfunding pode ser uma boa opção de capital empreendedor para pequenas indústrias com boas ideias de negócios e possibilidades de crescimento. Pesquise as melhores plataformas e faça um bom planejamento para se destacar.

Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda, entre em contato com o NAC e converse com os nossos consultores!

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

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