Emprestômetro: conheça essa ferramenta do Governo Federal

Saiba tudo sobre o emprestômetro, a ferramenta que exibe os dados dos empréstimos concedidos pelos programas de acesso a crédito!

Como forma de minimizar os impactos da pandemia nas Micro e Pequenas Empresas (MPEs), o Governo Federal lançou diversos programas que visam facilitar o acesso ao crédito para esses negócios ao longo dos últimos dois anos. 

Durante a crise sanitária, as MPEs foram as que mais sofreram com as consequências. Dados de uma pesquisa do Sebrae mostram que quanto menor o porte da empresa, mais difícil é conseguir crédito para manter o capital de giro em períodos como esse. 

No entanto, os programas governamentais buscaram justamente solucionar esse problema, facilitando os processos de acesso ao crédito ou oferecendo garantias aos bancos para aumentar as chances das empresas obterem o crédito.

Visando oferecer transparência, o governo também lançou o emprestômetro, uma ferramenta que exibe os valores e outros detalhes das operações de crédito realizadas por meio dos seus programas. Saiba mais a respeito! 

O que é o emprestômetro? 

Trata-se de uma ferramenta digital lançada pelo Governo Federal que permite a qualquer cidadão acompanhar os valores dos empréstimos contratados por meio dos programas públicos de acesso a crédito.  

Esses programas incluem, entre outros, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), constituído pelo Ministério da Economia, e o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), constituído pelo Sebrae em parceria com a Caixa Econômica Federal. 

O emprestômetro foi desenvolvido pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC) do Ministério da Economia, com apoio do Sebrae. Por meio da plataforma, é possível checar a quantidade de contratos e o volume em reais disponibilizados por programa e por instituição financeira. 

Por que o emprestômetro é importante? 

O emprestômetro oferece ao empreendedor brasileiro mais transparência sobre as operações de crédito concedidas. Além disso, por meio da ferramenta, é possível analisar o desempenho dos programas e analisar aquelas instituições que mais cedem crédito às MPEs. 

A expectativa do governo é de que o lançamento da plataforma sele a proposta do Ministério da Economia de ampliar as portas de entrada das MPEs ao crédito, dando maior respaldo para que esses negócios contribuam para a retomada da economia. 

Dessa forma, o empreendedor pode avaliar um leque de opções e escolher o programa que melhor atende suas necessidades de empréstimo, seja para gerar capital de giro, investir em novos equipamentos ou outras demandas. 

Emprestômetro

Quais são os principais programas de acesso ao crédito? 

Até o presente momento, o emprestômetro exibe números relacionados apenas aos programas de acesso ao crédito apoiados pelo Governo Federal.  

No entanto, a expectativa é de que a ferramenta exiba também as operações realizadas entre instituições e empresas sem o intermédio do setor público. 

Entre os programas que podem ser acompanhados pelo emprestômetro temos:  

  • Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe): destina recursos para a concessão de empréstimos às MEs e EPPs brasileiras; 
  • Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe): disponibiliza as garantias necessárias para a aprovação dos pedidos de empréstimos das MPEs; 
  • BNDES Giro: programa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que disponibiliza crédito direto às MPEs por meio dos agentes financeiros credenciados; 
  • Programa Emergencial de Acesso a Crédito (PEAC): lançado durante a fase aguda da crise econômica decorrente da pandemia de Covid-19, em conjunto com o Ministério da Economia e o BNDES, por meio da concessão de garantias, o programa estimulou a roda do crédito a girar novamente, mantendo a saúde financeira das PMEs no período;
  • Programa Emergencial de Acesso a Empregos (PESE): criado para atenuar os efeitos da Covid-19, visou a realização de operações de crédito com a finalidade de pagamento de folha salarial dos empregados ou de verbas trabalhistas devidos por agentes econômicos definidos na Lei n° 14.043/2020.

Como acessar o emprestômetro? 

O empreendedor que quiser checar o emprestômetro pode acessá-lo por meio do Portal Empresas e Negócios (seção “Emprestômetro”) ou pelo link: https://datasebrae.com.br/emprestometro/

Lá, é possível encontrar as principais informações sobre os valores dos programas, além de gráficos e relatórios a respeito dos contratos atendidos. 

Caso você tenha dúvidas sobre alguns dos programas públicos de acesso a crédito, entre em contato conosco e converse com um dos especialistas do NAC!

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

Ver todos os posts

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    • Olá, Moises. Obrigada pelo seu comentário. Pedimos que nos envie um e-mail para: [email protected] com os dados da sua empresa, CNPJ, Razão Social, UF, nome do representante e telefone para que possamos melhor orientá-lo. Um abraço.

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.