A Calculadora do Cidadão é uma ferramenta bastante útil para descobrir informações do cotidiano financeiro. Gratuita, ela é facilmente acessada pelo site do Banco Central (Bacen) ou por aplicativo.
Você quer saber o que é essa funcionalidade e como usá-la na prática? Então, continue a leitura deste artigo e descubra as suas utilidades!
O que é a Calculadora do Cidadão?
A Calculadora do Cidadão é uma ferramenta para simular situações financeiras. Com ela, você pode realizar cálculos como financiamentos, investimentos e correção de valores.
A solução oferece funcionalidades para estimar parcelas de empréstimos, avaliar rendimentos e reajustar valores com base em índices econômicos. Por isso, ela é uma forma eficiente de fazer simulações, a fim de obter informações claras.
O serviço pode ser acessado diretamente no site do Bacen ou usado pelo aplicativo (Android e iOS). Ambos são gratuitos e simples de utilizar.
Vale reforçar que os resultados dos cálculos são obtidos com dados inseridos pelo próprio usuário. Logo, os números devem ser referência para casos reais e não como valores oficiais
Ao fazer as contas na ferramenta, é preciso ter em mente que podem existir taxas e outras cobranças feitas pelas instituições financeiras que não foram contempladas na operação.
Desse modo, use a calculadora mantendo-se ciente de que se trata apenas de uma simulação — e que, portanto, ela pode não representar números oficiais.
Importante saber que a calculadora não verifica se os cálculos feitos pelas instituições financeiras nas operações de crédito estão corretos, uma vez que pode ter custos que não foram considerados na simulação, como seguros e outros encargos operacionais e fiscais.
O que ela calcula?
Você pode usar a Calculadora do Cidadão para descobrir as seguintes informações:
- aplicação com depósitos regulares: projete o valor final de aplicações mensais de mesmo valor, considerando a taxa de juros e o período determinado;
- financiamento com prestações fixas: descubra as parcelas mensais necessárias para quitar um financiamento com juros fixos em um prazo específico;
- valor futuro de capital: simule o montante acumulado de um capital inicial aplicado com uma taxa de juros ao longo do tempo;
- correção de valores: atualize valores com índices de inflação, taxa Selic ou poupança, ajustando-os ao contexto econômico atual.
Dessa forma, a ferramenta do Bacen facilita a visualização de cenários financeiros, seja para planejar investimentos ou organizar as finanças de um negócio.
Como usar a Calculadora Cidadão?
Como vimos, esta solução digital é simples de ser usada. Para aproveitá-la ao máximo, você pode seguir alguns passos.
Escolha a operação que deseja simular
Acesse a Calculadora do Cidadão pelo site ou aplicativo. Nela, você encontrará uma lista de operações disponíveis, como aplicação com depósitos regulares e correção de valores. Então, escolha a alternativa desejada e clique sobre ela.
Por exemplo, se deseja calcular o valor das parcelas de um empréstimo, selecione “Financiamento com prestações fixas”. Observe bem a sua opção, pois o cálculo conta com campos específicos a serem preenchidos.
Preencha os dados com atenção
Depois de selecionar o tipo de cálculo, preencha os campos solicitados. Para valor futuro de um capital, por exemplo, você deverá informar pelo três entre os quatro dados a seguir:
- número de meses;
- taxa de juros mensal;
- capital atual;
- valor obtido ao final.

Cuide para que as informações fornecidas sejam realistas — mesmo no caso da simulação de cenários. A acurácia dos dados o aproximará de resultados mais precisos.
Analise o resultado fornecido
Caso esteja tudo certo após o preenchimento das informações, clique em “calcular”. O resultado será exibido de forma clara e detalhada, indicando os valores simulados — como parcelas ou montante final.
Você pode visualizar como a redução de taxas de juros impacta as parcelas de um financiamento, por exemplo. Use essa informação para comparar cenários, identificar oportunidades ou ajustar os seus planos financeiros.
Explore outras funcionalidades
Caso precise realizar mais de um cálculo, retorne ao menu inicial e selecione outra operação. A Calculadora do Cidadão oferece diversas opções, permitindo simular múltiplos cenários.
Seguindo esses passos, você terá em mãos uma solução gratuita e simples de usar para tomar decisões melhores.
O que lembrar sobre a Calculadora do Cidadão?
- É uma ferramenta gratuita oferecida pelo Bacen.
- Pode ser usada diretamente no site ou por aplicativo.
- Fornece os resultados de cálculos relacionados a aplicação com depósitos regulares, financiamento com prestações fixas, valor futuro de capital e correção de valores.
Agora que você já conhece a Calculadora do Cidadão, que tal ampliar as suas descobertas? Saiba o que é SCR e entenda se já tem acesso ao Relatório de Empréstimos e Financiamentos do Bacen!
Comentar