Formalização de empresa: entenda a importância disso

A formalização de empresa é o processo de obtenção de autorização legal para realizar negócios. Mas por que você deve fazê-la? Descubra aqui!

Você consegue pensar em algumas razões pelas quais deve fazer a formalização de sua empresa? Se não, leia este artigo com atenção.

No Brasil, o alto índice de desemprego fez com que os trabalhadores buscassem obter renda, por meio de alternativas de trabalhos informais. Até o terceiro trimestre de 2019, eram 24,3 milhões de negócios atuando sem registro.

Mas como alguém pode dizer que possui um negócio próprio se ele não existe legalmente?

Para algumas dessas pessoas, é apenas falta de conhecimento; elas não sabem ou entendem a importância de registrar uma empresa. Outras simplesmente fazem a opção pela informalidade, a fim de evitar os custos iniciais do registro de um novo negócio.

Contudo, a formalização de uma empresa traz muitos benefícios. Listaremos alguns, ao longo deste artigo. Mas antes, veremos como a formalização funciona no Brasil e o que você precisa saber sobre ela!

O que é a formalização de uma empresa?

A formalização de uma empresa é o processo de obtenção de autorização legal para realizar negócios dentro da jurisdição escolhida.

É uma obrigação legal, na maioria das jurisdições, que ajuda uma empresa a operar sob as obrigações legais de seu controle. Há várias formalidades que devem ser respeitadas antes da conclusão do estágio de registro de um negócio.

O primeiro estágio importante no registro de empresas é decidir em que jurisdição estabelecer o negócio.

É importante considerar as vantagens e desvantagens financeiras e econômicas da criação de negócios nas diferentes jurisdições. Após a escolha, o processo de registro e licenciamento da empresa pode começar.

Os procedimentos variam se você quer ser um Microempreendedor Individual (MEI) ou se quer abrir uma Microempresa (ME), conforme especificamos abaixo:

  • para se registrar como MEI, o processo é iniciado via internet, no Portal do Empreendedor. Depois, será preciso conseguir um alvará junto à prefeitura da cidade onde você mora;
  • para uma ME exercer suas atividades no Brasil, é preciso, entre outras providências, ter registro na prefeitura ou na administração regional da cidade onde ela vai funcionar, no estado, na Receita Federal e na Previdência Social.

Ao fazer a formalização de empresa, o empresário receberá um número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), que é a identificação do negócio diante da Receita Federal. É isso que permitirá a ele emitir notas fiscais e ter acesso a opções de crédito corporativo.

Por que fazer a formalização de empresa?

Qualquer pessoa pode decidir um dia começar a operar como empresa. Tudo o que ela precisa é fornecer um produto ou serviço a outra, para fazer negócios.

Embora a formalização da empresa com o governo não seja necessária para conduzir transações comerciais, é uma escolha inteligente para um novo empreendedor por vários motivos.

Vejamos alguns deles abaixo:

Estabelecimento de contas bancárias comerciais

Você precisa fornecer provas de que sua empresa está devidamente registrada para abrir uma conta bancária comercial.

Este é um ativo importante para uma pequena empresa, pois você pode separar suas atividades pessoais das comerciais — um dos princípios básicos para que seu negócio obtenha sucesso.

Também é mais profissional dar a seus clientes um nome comercial para pagamento em vez de seu próprio nome completo.

Obtenção de investimentos

Uma empresa precisa de recursos para crescer. Os investimentos podem vir na forma de empréstimos ou investidores-anjo.

No caso dos empréstimos, para que o crédito seja interessante para o empreendedor, é importante garantir as melhores taxas de juros, que estão disponíveis nas instituições comerciais.

Quando você solicita empréstimos para pequenas empresas, é preciso apresentar a documentação do seu negócio. Tanto credores quanto investidores solicitarão o registro de sua empresa e outros requisitos de inscrição antes de aprová-lo para um empréstimo.

Se você pedir um cartão de crédito como empresa, sua documentação também poderá ser solicitada. Ter uma empresa formal registrada e um plano de negócios sólido serão diferenciais para sua aprovação.

Reputação com clientes

Clientes, especialmente pessoas com quem você nunca trabalhou antes, precisam de garantia de que o negócio é legítimo.

Um cliente em potencial pode suspeitar que sua empresa seja uma operação fraudulenta se ela não estiver devidamente registrada.

Quando uma empresa está formalizada junto ao estado, ela pode tranquilizar seus clientes no momento em que decidem sobre fazer uma compra, pois eles saberão que é um investimento seguro.

Arranjos de fornecedores

Uma empresa registrada também torna-se elegível para receber descontos de fornecedores que normalmente não receberia como uma operação sem registro.

Os fornecedores geralmente reservam tarifas por atacado para os empresários que podem mostrar a documentação oficial do estado.

Além disso, se você planeja obter contratos governamentais para sua empresa, um registro comercial é um dos primeiros requisitos.

Contratação de funcionários

Um registro comercial permite contratar funcionários em período integral e pagá-los de acordo com as leis estaduais.

Quando você registra sua empresa no estado, recebe um número de inscrição estadual que permite rotear impostos estaduais em nome do funcionário.

Portanto, se você planeja contratar funcionários para seu negócio, é melhor formalizar sua empresa antes mesmo de iniciar a busca por profissionais.

A formalização de uma empresa pode ter custos, demandar tempo e requerer algum esforço, mas realmente pode ser um preço pequeno a pagar para evitar danos dispendiosos e assegurar a continuidade do negócio.

Tem uma empresa registrada e quer saber como conseguir investimentos para fazê-la crescer? Entre em contato conosco! Podemos ajudá-lo a encontrar a melhor alternativa para o seu negócio.

Nina do NAC

Uma economista de carteirinha. Adora as possibilidades que o conhecimento sobre crédito oferecem para empresas.

Ver todos os posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com o crédito certo, você consegue mais.

Cada linha de crédito disponibilizada no mercado existe para atender uma finalidade específica. Ao ter claro o perfil e a transformação que você quer ver no seu negócio, as chances de sua empresa conseguir o crédito desejado, sob as menores taxas possíveis, aumentam.